quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bactérias dos dentes podem fugir da boca e causar doenças cardíacas


DE SÃO PAULO - A fuga dos micro-organismos causadores da placa dentária aumenta o risco de infarto, segundo cientistas da Sociedade de Microbiologia Geral, reunidos na Inglaterra.

"Higiene dental ruim causa sangramentos de gengiva, dando um meio de fuga para as bactérias pela corrente sanguínea, onde elas formam coágulos que levam a doenças cardíacas", afirmou o pesquisador Howard Jenkinson, da Universidade de Bristol, em comunicado.
As bactérias usam uma proteína para unir as plaquetas do sangue, formando um aglomerado que as protege contra ataques do sistema imunológico e dos antibióticos.
As plaquetas formam pequenos coágulos ou causam a inflamação de vasos sanguíneos que podem bloquear a circulação para o coração e para o cérebro.
São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

Tabagismo e problemas bucais


Além dos problemas respiratórios, mais conhecidos, os fumantes também podem apresentar alterações na boca. Uma pesquisa realizada pelo departamento de odontologia da UnB (Universidade de Brasília) mostra que 47% dos dependentes de tabaco que procuraram a clínica de odontologia da instituição de setembro de 2006 a julho de 2007 sofriam de alguma enfermidade bucal.
Entre os problemas diagnosticados, os mais freqüentes foram doença periodontal (da gengiva) e lesão que pode evoluir para um câncer, de acordo com Eliete Neves, coordenadora da pesquisa .
O estudo também mostra que há relação entre o nível de dependência e as doenças bucais. Entre os fumantes moderados, 59% apresentaram problemas na boca. Neves diz que 90% dos pacientes com câncer de boca tratados na clínica são fumantes.
Tabagistas devem buscar ajuda assim que perceberem alguma alteração na boca. Neves lembra que largar o vício, mesmo depois de bastante tempo fumando, também diminui riscos, pois as lesões podem regredir.
Folha de S.Paulo - Poucas e boas: Tabagismo e problemas bucais - 27/09/2007