terça-feira, 15 de junho de 2010

Como arrancar um dente de leite



Devido à vários pedidos, vamos fazer um tutorial básico de como arrancar um dente de leite. Lembrando sempre que o melhor dentista do mundo é a natureza, se o dente está mole vai acabar caindo sem ajuda. Porém, às vezes, a criança tem a tendência a proteger o dente que está caindo, não mordendo nada e, muitas vezes, acabando por se alimentar mal. Se este é o caso, siga as instruções abaixo.

1- Lave as mãos
Se você vai colocar as mãos na boca de uma criança, lave bem as mãos. Parece básico, mas é um cuidado que muitas vezes não se observa. Pode ser só com água e sabão, mas em tempos de gripe suína todo cuidado é pouco, um desinfetante mais poderoso é recomendado (alcool em gel).

2 – Observe o dente
Com cuidado, para não assustar a criança, observe se o dente está mesmo bem mole. Coloque o dedo sobre o dente e balance um pouco, se sentir alguma resistência é porque provavelmente ainda tem raiz. Se sentir que está preso somente à gengiva, é um sério candidato à ser levado pela Fada dos Dentes.

3 – Material para arrancar o dente de leite
Para extrair um dente de leite não é necessário nenhum material específico, mas é bom ter à mão algum gel bucal (Bucagel ou similar) e compressas de gaze (podem ser compradas na farmácia em embalagens pequenas, esterilizadas ou não).

4 – Coloque o gel na gengiva
Com auxílio da compressa de gaze, coloque um pouco do gel bucal à volta do dente. Nesta fase, converse com a criança de maneira calma e sem criar ansiedade para o que está por vir. Não faça movimentos bruscos para não assustar a criança.

5 – Arranque o dente de leite!
Após colocar o gel (pouco, para não tornar o dente escorregadio), diga apenas para a criança que vai ver se já está bom, segure o dente com firmeza e rode um pouco para os lados e puxe rapidamente. Atenção! Seja rápido e preciso, pode não haver uma segunda oportunidade!

6 – Acalme a criança
Após o dente sair, é normal sangrar um pouco. Ajude a criança a bochechar com água fria e coloque uma ou duas compressas dobradas (com um pouco de gel bucal) para a criança morder durante alguns minutos. Não demonstre pena nem aflição, você já passou por isto e sabe que não é nada do outro mundo (já vi pais desmaiarem, se você não se sente confiante, não faça).

7 – Cuidados após extrair um dente de leite
Ao contrário dos cuidados após uma extração de dente permanente, não é necessário nenhum cuidado especial nem medicamentos para dor, mas um sorvete e um pouco de carinho ajudam sempre.

Atenção: não use arco e flecha para arrancar dentes, e muito menos foguetes.

http://www.netdentista.com/2010/06/como-arrancar-um-dente-de-leite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.