domingo, 5 de junho de 2011

Baby odontologia

Cuidar da saúde de nossos dentes 
começa na infância, isto todos nós já sabemos... Mas, o melhor mesmo é começar a cuidar desde cedo, quando  os primeiros dentinhos começarem a surgir.

A Odontologia do novo século, é uma Odontologia Preventiva. Preventiva no sentido de promover a saúde dos dentes, evitando a cárie na criança como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.

A Odontopediatria é uma especialidade que visa orientar os pais, sob todos os aspectos relacionados à parte odontológica do bebê.
Hoje, orientamos a mãe gestante, em relação a importância de sua saúde durante a gravidez, para que seu bebê tenha dentes bem formados e um paladar equilibrado, visto que os dentinhos de leite se formam durante a vida intra-uterina.

As mães devem ser motivadas para amamentar seus filhos no peito, conscientes das vantagens e benefícios que estão proporcionando à criança. O ideal é que o desmame ocorra até 01 (hum) ano de idade.

A primeira visita ao Odontopediatra deve ocorrer aos 06 meses de idade, época em que normalmente ocorre o aparecimento dos primeiros dentinhos.

É importante o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, a orientação da correta higienização da cavidade bucal do bebê após as mamadas, com gaze embebida em água filtrada sobre os rodetes gengivais, quando os dentinhos ainda não nasceram.

Após a erupção dos dentes, o ideal é utilizar escovas dentais de cabeça pequena e cerdas macias. A mãe também deverá receber orientação sobre o uso de chupetas ortodônticas, tipos existentes de bicos de mamadeira, sucção de dedo e horário de mamadas. É importante salientar o risco da "cárie de mamadeira" em crianças, que após a erupção dos dentes, mamam durante a madrugada.

Assim, a Odontologia Preventiva visa em uma primeira etapa de prevenção, preparar a criança para receber uma educação de saúde bucal, incluindo higiene e fisioterapia oral, aplicação tópica de flúor e uma orientação para uma dieta menos cariogênica.

Em uma segunda etapa, inicia-se uma nova fase preventiva com a aplicação de selante de fóssulas e fissuras, que poderá ser indicado a partir dos 04 anos de idade.

A Odontologia para o Bebê pode-se resumir: "Em educar para prevenir buscando sempre a saúde bucal e global da criança, visando, com isto, termos na criança de hoje o adulto saudável de amanhã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.