O sorriso é, sem dúvida alguma, o nosso cartão de visitas. Dentes bem cuidados, brancos e limpos são peças essenciais para a promoção da saúde bucal.
Por: Vanessa Navarro
Falar em estética é falar sobre um conceito que está relacionado com a harmonia, com a beleza e com o equilíbrio. “A história da humanidade nos mostra que os conceitos estéticos em odontologia sempre estiveram presentes, tendo estes um apelo cultural extremamente forte. Desde os primórdios da odontologia é possível identificar em crânios e estruturas dentais ostentações, como a presença de pedras preciosas, que em seu tempo foram consideradas estéticas e aceitas pela população como belo”, explica o Dr. Francisco C. Rehder Neto, especialista em odontologia restauradora.
A odontologia estética, que antes era tida como algo supérfluo, passou a ser considerada como primordial à saúde bucal. “Hoje é muito difícil desvincular as questões de estética à manutenção de uma saúde bucal. Pensar em estética como algo supérfluo ou superficial é um erro. A harmonia de um sorriso, os conceitos estéticos - hoje aceitos pela sociedade - podem influenciar, de maneira direta as relações sociais de uma pessoa em diversos níveis. A má condição da saúde bucal pode, inclusive, trazer consequências psicoemocionais, portanto, estética tem haver com autoestima, com sentir-se bem”, comenta o Dr. Francisco.
A odontologia estética sofre mutações tecnológicas a todo o momento. São inúmeras as opções de tratamentos para os mais diversos e complexos casos clínicos. Segundo o Dr. Francisco C. Rehder Neto, a estética na odontologia nunca foi explorada como nos dias de hoje, se no passado isso fora tendência, hoje é uma realidade, onde o profissional cirurgião-dentista tem ao seu dispor um arsenal tecnológico, que quando bem indicado e corretamente aplicado, é capaz de transformar estética em sorrisos e estes em saúde.
Entre os tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes, o Dr. Francisco explica que a correção de posicionamento do dente aliado ao clareamento dental é campeã dos pedidos no consultório odontológico.
O sucesso de um tratamento odontológico, seja estético ou não, depende do diagnóstico correto e da aceitação do paciente mediamente tal diagnóstico. “Conhecer as necessidades do paciente e trabalhar educação em saúde são pontos fundamentais na determinação das melhores escolhas em termos de produtos, técnicas e planos de cuidados que culminem em tratamentos com resultados estéticos satisfatórios para o paciente e para o dentista. O sucesso dos tratamentos estéticos no futuro, e o mais importante, a longevidade destes tratamentos em termos de saúde está na interface entre diferentes profissionais de diferentes especialidades”, finaliza o especialista em odontologia restauradora.
Quem já nasceu com dentes bem distribuídos e um sorriso harmonioso é, certamente, uma pessoa de sorte. Mas se o seu paciente não é um dos premiados pelo destino, não desanime!
O mercado odontológico conta com um portfólio imenso de equipamentos e produtos que prometem (e cumprem) o sorriso perfeito.
Dr. Francisco C. Rehder Neto - Odonto magazine - maio de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.