sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que esperar de sua visita ao dentista?

O que acontece durante a visita ao dentista? 
Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Na sua primeira visita, o dentista fará perguntas buscando levantar um pouco do histórico da sua saúde geral. Nas visitas seguintes, não deixe de informá-lo sobre qualquer mudança no seu estado de saúde. Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista se resumem a uma revisão do estado de integridade e higiene dos dentes.

As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e que, de preferência, devem ser feitas a cada seis meses, ajudam a manter seus dentes mais limpos e a durarem mais e ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor.
Dentista
Profilaxia e limpeza dos dentes
As revisões quase sempre incluem uma limpeza geral dos dentes. O dentista usará instrumentos especiais para raspar a região do dente localizada abaixo da linha da gengiva, removendo placa e tártaro que podem causar gengivite , cáries, mau hálito e outros problemas. O profissional também poderá passar fio dental e polir os seus dentes.

Exame completoSeu dentista fará um exame cuidadoso de seus dentes, da sua gengiva e mucosa da boca, procurando sinais de enfermidades ou outros problemas. O objetivo aqui é ajudar a manter a saúde da sua boca e, se houver problemas, identificá-los e tratá-los o mais rápido possível, antes que se agravem.
Radiografías
Dependendo da sua idade, dos riscos de doença e dos sintomas apresentados seu dentista poderá recomendar que sejam tiradas radiografias, para ajudar no diagnóstico de problemas que não poderiam ser detectados de outra maneira, como, por exemplo, danos aos ossos do maxilar ou da mandíbula, dentes que sofreram trauma, bcessos, cistos ou tumores e cáries entre os dentes.

Os consultórios modernos têm aparelhos que praticamente não emitem radiação - não mais do aquela a que você se exporia se ficasse um dia no sol ou assistindo TV durante um final de semana. Como medida de precaução, você deverá usar um avental de chumbo no momento de tirar as radiografias.

Em caso de gravidez, informe seu dentista, uma vez que este tipo de exame só deve ser feito em casos de emergência. Talvez seja necessário tirar uma radiografia panorâmica. Este tipo de radiografia proporciona uma imagem completa da arcada dentária inferior e superior e auxilia o dentista a analisar a oclusão e a relação entre os diferentes dentes.

Se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você poderá esperar de três a seis meses até a próxima visita. Porém, se houver necessidade de tratamento (fazer uma restauração, extrair um dente do siso ou restaurar a coroa de um dente) marque uma nova consulta.

Não se esqueça de fazer todas as perguntas que tiver antes do término da consulta. Esta é a oportunidade para esclarecer qualquer dúvida que tenha.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2010 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados
.

Como escolher meu dentista?


Escolhendo um dentista

Um bom início é pedir referências para as pessoas em quem você confia: seus amigos, membros de sua família, conhecidos, colegas de trabalho, seu farmacêutico ou o médico da família.

Pergunte a eles com que tipo de dentista fazem o seu tratamento dentário (clínico geral ou especialista), há quanto tempo tratam com este profissional e como é o relacionamento que mantém.

É importante que você escolha um dentista com quem você se sinta bem. Para escolher bem seu dentista, você pode também:

-Ligar para uma associação de dentistas e solicitar uma lista dos profissionais recomendáveis.

- Fazer uma busca na Internet. A cada dia aumenta o número de dentistas que têm sites onde explicam seus métodos de tratamento.
Escolhendo um dentista
Que tipo de dentista eu estou precisando?
Os profissionais com formação geral são treinados para fazer todo tipo de tratamento e podem, se for preciso, indicar um dos especialistas relacionados abaixo:

-Odontopediatra: especializado no atendimento de crianças.

-Endodontista: diagnostica e trata de enfermidades da polpa dentária e canaisradiculares (muitos dentistas gerais também fazem tratamentos de canal).

-Protesista: especializado na confecção decoroas , próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais conhecidas como dentaduras.

- Patologista bucal: usa procedimentos laboratoriais para diagnosticar problemas bucais. Também é especializado em odontologia forense.
-Cirurgião bucal/maxilofacial: remove cistos, tumores e dentes. É preparado para corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico, inclusive da articulação temporomandibular (ATM ).

Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilar e da face.

-Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.

- Periodontista: especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva.
Fazer uma busca na Internet ajuda a escolher melhor o profissional
Como se tornar um dentista?
Para se tornar um Dentista, é necessário ingressar num curso de Odontologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)e pelo Conselho Federal de Odontologia.

O curso tem duração de 5 anos ou 10 semestres e dá direito a licença pelo Conselho Federal de Odontologia, através do nº de CRO, emitido pelo Conselho Regional de Odontologia de seu estado.

Após o término do curso, geralmente realiza-se um curso de especialização, onde o dentista escolhe uma das áreas da Odontologia para atuar Ortodontia, Periodontia, Odontopediatria, Cirurgia, entre outras).

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cuidados dos atletas com a saúde bucal


No inicio de fevereiro o caso do jogador do Milan, Alexandre Pato ganhou destaque. Ele passou por uma cirurgia odontológica para resolver uma lesão na coxa. A princípio, parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas um problema de origem bucal pode, muitas vezes, causar problemas em outras partes do corpo.
A boca é um excelente ambiente para proliferação de bactérias. Um foco de infecção localizado em dentes ou gengivas pode afetar todo o organismo se espalhando através da corrente sanguínea, podendo causar problemas cardíacos, lesões musculares e articulares.
Desde o início do século passado, nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924, já se alertava que o atleta de competição pode subitamente ter queda de rendimento devido à perda de resistência provocada por um foco de infecção dental ou de amídala, que atingem pontos do organismo como músculos, tendões ou inserções.
Na odontologia desportiva, o cirurgião-dentista atua principalmente no acompanhamento de rotina, no qual realiza o diagnóstico em saúde oral - exame clínico e exames complementares, como Check Up Preventivo Digital, possibilitando detectar doenças em seu estágio inicial, evitando que a mesma alcance estágios que possam comprometer a atuação do atleta.
O especialista defende o conceito da prevenção. "No check up digital, as câmeras intra-orais produzem imagens digitais com a máxima resolução, permitindo visualizar qualquer problema, por menor que seja, promove uma cultura de precaução em saúde bucal que revoluciona o mercado odontológico", explica.
Revista Runners World

Nutrição e controle de testosterona

Uma dieta saudável e variada fornece nutrientes ao organismo e ajuda a prevenir doenças. Falta de vitaminas e minerais e consumo excessivo de álcool podem afetar a saúde global do homem. 

Alguns hábitos a observar:

  • Consumir grãos.
  • Para suprir as necessidades do organismo, são suficientes 300 a 600 gramas de carne e seus derivados por semana.
  • Comer peixes duas vezes por semana.
  • Escolher dieta baixa em gordura e colesterol.
  • Reduzir a ingestão de açúcar e sal.
  • Beber cerca de 1,5 litro de água por dia.
  • Fazer pequenas refeições com freqüência.
  • Comer pelo menos 30 gramas de fibras diariamente.

Controle de testosterona e perda de peso

A obesidade contribui para o desenvolvimento de arteriosclerose, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e para o mau controle da testosterona. A redução de peso deve acontecer a longo prazo, com a mudança dos hábitos alimentares e o exercício físico. Evite dietas da moda. Procure eliminar cerca de meio quilo por semana. Faça pequenas refeições freqüentes, beba bastante líquido e mastigue a comida lentamente.

Controle de testosterona e prevenção de doenças

As doenças do sistema cardiovascular são a causa mais comum de morte de homens. Diminua o risco de morte e mantenha o controle da testosterona com atitudes simples: hábitos saudáveis, redução ou abandono do hábito de fumar, normalização do seu peso corporal e prática de exercícios regulares.

Correr para ter saúde e ser feliz

Ao ar livre, nas academias ou em casa, o número de pessoas que se dedica à prática da corrida é cada vez maior. E não é para menos. Afinal, correr melhora aspectos físicos e emocionais. “Incrementa a musculatura, o sistema cardiovascular, o sistema respiratório, além de fazer a pessoa se sentir mais forte, capaz de vencer obstáculos, o que aumenta a autoestima e a motivação para encarar o estresse do dia a dia”, afirma Antônio Sérgio Tebexreni, cardiologista do Centro de Medicina e Atividade Esportiva (Cemaf) da UniFeSP.

Correr também ajuda a prevenir diversos problemas, como doenças cardíacas e distúrbios do sono. “Quando corre, o indivíduo mantém o organismo ativo, evitando que uma série de mecanismos metabólicos pare de funcionar”, destaca Tebexreni. Dessa maneira, o corpo fica mais resistente aos ataques, internos ou externos, de agentes causadores de doenças.

Homens de qualquer idade podem correr e desfrutar de tais benefícios, mas aqueles acima dos 40 anos devem ter alguns cuidados durante a prática. Alguns fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol, hereditariedade e obesidade, devem ser observados. Não arrisque: passe pelo médico antes de dar as primeiras passadas.

Para os iniciantes, outra recomendação importante: intensificar gradativamente o ritmo. “O indivíduo vai subindo degraus. Da caminhada passa para a caminhada rápida e depois para o trote intervalado (no qual os ritmos se alternam), até chegar à corrida propriamente dita”, indica o cardiologista. Uma boa medida para avaliar como anda o condicionamento é verificar se a respiração fica ofegante ao conversar com alguém durante o trote. “Se isso ocorrer, é melhor diminuir o ritmo.”

De acordo com o cardiologista, a fim de evitar contratempos e aborrecimentos desnecessários algumas iniciativas são fundamentais antes de começar a correr: aquecimento e alongamento, boa hidratação, alimentação suficiente e uso de roupas e calçados adequados.

Fonte: Antônio Sérgio Tebexreni, CRM 41000-SP.

A saúde do homem

A relação entre a boa saúde e um estilo de vida saudável tem sido bastante estudada atualmente. Hoje se sabe que a adoção de hábitos saudáveis previne algumas doenças. Recomenda-se, por exemplo, tanto para o homem como para a mulher, a prática de exercícios físicos regulares e uma dieta consciente, além do controle do estresse, para o bom equilíbrio físico e mental.

Ter uma atitude saudável significa, ainda, ficar atento a qualquer sinal ou sintoma de doença e realizar exames e testes diagnósticos regularmente, mantendo assim a saúde do homem.
No homem, alguns fatores relacionados a estilo de vida também têm influência direta na produção de testosterona, hormônio responsável pela normalidade de várias funções, entre elas o desempenho sexual.

Infelizmente, não é apenas a deficiência de testosterona que freqüentemente é ignorada e permanece sem tratamento. Outras enfermidades afetam a saúde do homem (câncer de próstata, por exemplo) e são muitas vezes diagnosticadas tardiamente. Além disso, várias enfermidades se tornam muito mais comuns em homens que em mulheres e, portanto requerem particular atenção, como é o caso das doenças cardiovasculares.

terça-feira, 26 de abril de 2011

No Dia do Beijo, a Duoodonto alerta sobre os riscos da transmissão da cárie

No dia 13 de abril é comemorou-se o Dia do Beijo. É difícil saber, ao certo, o que motivou a criação da data comemorativa, mas diz a história – verdadeira ou não – que o italiano Enrique Porchelo beijava todas as mulheres que encontrava na vila em que vivia, casadas ou não. Em 13 de abril de 1882, o padre local teria oferecido um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam sido beijadas pelo “Don Juan”. 

Conta a lenda que nenhuma apareceu e que o tesouro está escondido em algum lugar da Itália até hoje.

Mas além de se preocupar em dar e receber beijos é preciso atentar para a saúde. Uma pesquisa americana comprova: cárie pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Ao contrário do que se pensava até agora, a cárie também pode ser transmitida entre indivíduos. Desta forma, é possível ter cáries quando a mãe prova a comida do bebê ou no beijo de um casal. Isso ocorre porque o agente causador da cárie é uma bactéria que se alimenta dos restos de comida alojados entre os dentes.

Para evitar o problema que atinge a maioria dos brasileiros, a Duoodonto alerta que manter uma boa saúde bucal evita a proliferação das cáries. Assim, a escolha de uma boa escova de dentes e o uso correto e constante do fio dental podem amenizar o problema.

domingo, 24 de abril de 2011

Quais as indicações para selantes de fóssulas e fissuras?

Em relação ao uso de selantes de fóssulas e fissuras, revisão sistemática publicada na Cochrane indicou que o selamento é um procedimento recomendado para prevenir a cárie da superfície oclusal de molares permanentes. A eficácia dos selantes é evidente em indivíduos com alto risco de cárie, mas as informações sobre os benefícios do selamento específico em indivíduos com diferentes riscos de cárie está faltando. (Grau A).

Neste sentido, Freire et al (1995) demonstrou que, após 3 anos da aplicação dos selantes, 37,3% dos selantes encontravam-se totalmente retidos, 19,3%, parcialmente retidos e 43,5%, totalmente perdidos. A retenção foi melhor nos pré-molares do que nos primeiros molares(p<0,05), e não houve diferença estatisticamente significante entre as arcadas superior e inferior.

Todos os dentes que apresentam retenção total do selante e quase a metade (48,6%) dos dentes com perda total permaneceram hígidos. Comparando-se dois grupos de escolares com e sem selante, observou-se que houve um menor ataque de cárie oclusal nos molares dos escolares que receberam selante há três anos. Em relaçäo aos pré-molares, não houve diferença estatisticamente significante.

Concluiu-se que, embora os percentuais de relação tenham sido baixos, o selante foi eficaz na prevenção da cárie oclusal, especialmente em molares.

Plano odontológico: vale a pena pagar?

Quando vale a pena ter um plano de saúde odontológico? A ProTeste - Associação de Consumidores fez uma pesquisa com 18 convênios odontológicos com abrangência nacional para avaliar como as operadoras se comportam em relação às coberturas, exclusões, autorização para exames, carências e ao reembolso.

Os resultados indicam que a maioria dos planos só cobre os procedimentos básicos, restringe a colocação de aparelhos ortodônticos, impõem períodos longos de carência, além de apresentar diferenças de preços de até 65%.

São 384 operadoras com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


A pesquisa da ProTeste mostra que podem ser encontrados produtos para todos os bolsos. O preço da mensalidade nos planos individuais varia de R$ 26 a R$ 105 por pessoa, dependendo do tipo de cobertura. Nos planos coletivos, os preços caem pela metade porque os custos são diluídos pelo número de beneficiários.

Pollyana Carlos Silva, técnica da ProTeste responsável pela pesquisa, diz que vale a pena contratar um plano odontológico se o consumidor tem como objetivo a prevenção. Se a pessoa precisar de tratamento imediato não vai adiantar porque os planos exigem o cumprimento de carência para procedimentos mais complexos. ´Há operadoras que impõem carência de até 120 dias para um tratamento de canal`, diz. Ou você agüenta uma dor de dente por quatro meses ou paga do próprio bolso.

A técnica da ProTeste orienta o consumidor a identificar o seu perfil e da sua família antes de contratar um plano odontológico. Até porque as pessoas criam uma expectativa na contratação e quando precisam usar os serviços se deparam com as restrições de atendimento. Por exemplo: os planos não cobrem tratamentos estéticos e branqueamento dos dentes. Tem mais. No teste realizado com 18 produtos, a grande maioria não inclui a colocação de aparelhos ortodônticos.

Outro detalhe importante: desconfie dos planos dentários muito baratos porque eles só têm as coberturas básicas. Como a diferença de preços entre os produtos é grande, Pollyana recomenda que o consumidor avalie se vale mais a pena contratar um plano odontológico.
Fonte: Diário de Pernambuco em 07/02/2011