terça-feira, 12 de abril de 2011

O sorriso na balada

A odontologia evoluiu muito em estética nos últimos anos. Dentes anteriores com estruturas perdidas por cárie ou traumatismo já conseguem ser reproduzidos fielmente, causando grande satisfação aos pacientes. Mesmo assim, alguns problemas foram surgindo principalmente para os adolescentes. Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, as festinhas hoje chamadas de balada, têm efeitos luminosos cada vez mais avançados que interferem em diversos aspectos, como na cor da roupa, reflexão da lente dos óculos e infelizmente, nas resinas presentes em dentes anteriores, tão mostrados no sorriso, que é necessário, presente e espontâneo em diversos momentos da noite, principalmente na paquera.

O problema é que nem todas as resinas presentes em consultórios têm uma característica que faz com que: ao sofrer absorção de uma luz de decoração neon, flúor etc, emita outro comprimento de onda diferente, deixando o dente restaurado, que possuem duas camadas (tecido dentário + resina) com uma característica única e homogênea; pode infelizmente dar o efeito desagradável de se observar pontos escuros nos dentes, deixando uma aparência do sorriso, mais de uma quadrilha caipira, do que de uma noite em que se capricha tanto na roupa, cabelo visual, na imagem como um todo.

A escolha da cor até hoje é um grande desafio para os odontólogos, algumas regras devem ser feitas tipo: fazer a escolha da cor na luz solar diurna ou então uma iluminação artificial que simule isso; o consultório deve ter aparência neutra, clara, sem cores fortes tanto no ambiente como em roupas. O mais importante de tudo é ser analisado a forma anatômica dos dentes, lembrando que eles possuem diversos tecidos com translucidez e opacidade diferentes, sendo impossível copiar um dente com um só tipo de resina.

O responsável pelos pontos escuros em dentes sob efeito de luzes artificiais ultravioleta tão presentes em festas, baladas de musica eletrônica e baladas em geral é a fluorescência. Pode parecer para alguns autores que a fluorescencia não seja uma propriedade tão importante. Realmente quase que na total parte do tempo não estamos sob efeitos dessas luzes, mas todo mundo já foi jovem; e sabe quanto o inicio das festinhas, dos namoros é importante e a aparência é primordial. É na adolescência que se forma a personalidade e a auto-estima, então isso não deve ser desprezado. Consulte sempre seu dentista especialista.

Dr. Mauricio Jose Furtado de Matos Pós-Graduado em Prótese-Dentaria pela ABO Consultório - 3227-1962 Rua Quéops Ed executive Center sala 208 renasçença 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.