Posted: 05 Apr 2011 10:35 AM PDT
Câncer de Mama Prevenção Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Um dos cânceres que mais mata mulheres no mundo, principalmente nos Estados Unidos, o câncer de mama ocorre quando as células mamárias passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal.
Existem outros tipos de câncer: os cânceres que começam nos lóbulos da mama, chamados de Carcinoma Lobular, são tidos como os menos comuns que o primeiro (Carcinoma Ductal). Este tipo de câncer é muito freqüentemente e pode atacar as duas mamas. Já o Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer raro e geralmente costuma ser mais agressivo, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
Conheça alguns fatores de risco para o câncer de mama:
-Idade acima de 50 anos
-História própria ou familiar de câncer de mama
-Não ter filhos ou engravidar pela 1ª vez tardiamente ( após os 35 anos)
-Exposição significativa a raio X
-Primeira menstruação cedo
-Menopausa tardia
-Classe socioeconômica alta
-Primeira gestação após os 30 anos
-Dieta rica em gorduras
-Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)
-Ingerir bebida alcoólica em excesso
-Terapia de reposição hormonal (hormônios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormônios femininos estrogênio e progesterona
- Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde
O melhor método de prevenção do câncer de mama ainda é o auto-exame. Para fazê-lo, fique em frente ao espelho. Olhe para os seios com as mãos atrás da nuca e os cotovelos levantados, para que os músculos do peito se flexionem. Procure quaisquer alterações na pele ou tamanho e forma dos seios. Depois, sinta cada seio com a palpação durante o banho – levantando um braço e usando a outra mão com os dedos ensaboados para fazer a palpação do seio a ser examinado.
Use as pontas dos dedos para sentir todo o seio pressionando-o contra o peito e também as axilas. Após o banho e deitada em uma cama com um travesseiro sob os ombros, apalpe cada seio. Da mesma forma que antes, no lado da mama a ser palpada, deixe o braço elevado e ponha a mão atrás da nuca. Faça o auto-exame sempre após o período menstrual e espere alguns dias para que o inchaço das mamas (comum nesta época) desapareça.
Por Malanny Serejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.