Má higiene bucal é causa de 90% dos atendimentos aos pacientes com doenças infecciosas. Os dados são do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Um levantamento realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apontou que 90% dos seus atendimentos odontológicos são referentes à falta de higiene bucal. O Instituto atende pacientes com doenças infecciosas e parasitárias, como Aids, leptospirose, tuberculose, entre outras.
A rotina desses pacientes requer muitos cuidados médicos. Para os portadores do vírus da Aids, por exemplo, os cuidados odontológicos vão além da prevenção de cáries, conforme depoimento à Agência Fapesp da cirurgiã-dentista do Instituto, Eliana Moutinho. ”Devido à imunidade frágil do paciente, em pouco tempo uma simples gengivite pode evoluir facilmente para uma periodontite”.
Ela ainda informa que devido ao vírus, uma infecção causada por bactérias bucais podem até provocar uma insuficiência cardíaca nos pacientes soropositivos. Segundo Eliana, para os portadores da Aids as consultas odontológicas devem ser feitas a cada três meses.
Fonte: Odonto 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.