Servem de guia para os dentes permanentes nascerem no "local certo"; na mastigação e digestão; para a articulação das palavras e para evitar problemas ortodônticos.
Higiene Bucal
A boa escovação começa pela escolha de uma escova adequada, use escovas que não machuquem a bochecha e a língua. Ela deve atingir os dentes do fundo da boca. As cerdas devem ser arredondadas, da mesma altura e macias ou médias. A escova deve ser trocada sempre que as cerdas começarem a se deformar.
Como Escovar os Dentes
A criança deve escovar seus dentes da seguinte maneira: manter os dentes fechados e escová-los fazendo movimentos circulares no lado de for a dos dentes. Escovar a parte de dentro do dente, onde se mastiga, com movimentos de vaivém. A escovação deve começar pelo lado de fora dos dentes (o lado que fica voltado para as bochechas), depois pelo lado de dentro (o lado que fica voltado para a língua) e depois o lado de cima (onde mastigamos os alimentos). Atenção especial com os últimos dentes (aqueles no fundo da boca). Eles devem ser escovados com cuidado, como um limpador de pára-brisas.
Fio Dental
A higiêne deve ser completada com o uso do fio ou fita dental que limpa os lugares que a escova não chega.
Como usar: Depois de cortar mais ou menos 40 cm de fio ou fita dental, enrole uma ponta em cada dedo conforme o desenho. Enrole a maior parte em uma das mãos até ficar um pequeno espaço no centro.
Segure a fita ou fio dental com a ponta dos dedos e introduza delicadamente entre os dentes até que ela se encoste na gengiva. Puxe a fita ou fio dental contra o dente. Faça movimentos de vaivém da gengiva para a ponta do dente como se estivesse raspando. Desenrole do dedo um novo pedaço de fita e limpe o dente vizinho e repita em todos os dentes, principalmente os que ficam no fundo da boca pois eles são os mais atacados pelas cáries devido a dificuldade de escovação.
Bochecho com Flúor
O hábito de bochechar após a escovação dentária é recomendado, pois o líquido penetra em regiões que não foram higienizadas pela dificuldade de acesso. O ideal é que o cirurgião dentista indique o produto adequado.
Selantes
Ajuda a prevenir a cárie nos sulcos dos dentes. São aplicadas pelo dentista , evitando assim o aparecimento de cárie.
Dor de dente
Considerada das mais desagradáveis, a dor de dente freqüentemente é mais forte quanto mais profunda for a cárie. Quando atinge a dentina, sentimos dor ao comer doces e tomar líquidos gelados. A dor só cessará completamente quando o dentista identificar e tratar sua causa. Por isso, ao primeiro sinal de dor de dente, mesmo que ela seja leve, procure seu dentista.
Mas para que isso não aconteça procure escovar os dentes sempre que comer algo. Procure alimentos naturais como verduras e frutas e evite excesso de doces e refrigerantes. Visite o dentista regularmente e escove os dentes com calma, principalmente os dentes que ficam no fundo (pois são os mais difíceis).
Fonte: NetDS Kids
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.