Algumas celebridades estão elevando a status de beleza o diastema. Característica de Brigitte Bardot e Madonna, a pequena separação entre os dentes centrais superiores é tida como parte do charme de Georgia May – filha de Mick Jagger e Jerry Hall, da consagrada modelo Lara Stone e da cantora Vanessa Paradis. Bonito por si só? Não é o que acreditam os especialistas.
Para o Dr. Wells Trigueiro, da Rede Orthos Odontologia (DF/GO), com toda a euforia da mídia em torno da questão, é necessário reconhecer os modismos. “Preocupa-nos o fato de que, em algum momento, pacientes busquem uma intervenção com o objetivo de desgastar os dentes frontais”, descreve. “Caso fosse aceitável fazê-lo, o resultado não necessariamente potencializaria a beleza. A saúde bucal, somada ao alinhamento dental e à adequada cor do esmalte é que constroem um sorriso atraente”, esclarece.
Quando a Redução é Recomendada - Nas clínicas, a chamada redução interproximal é empregada apenas como recurso no tratamento ortodôntico. “Trata-se de uma opção para a extração de dentes saudáveis, quando há necessidade de maior espaço para o alinhamento. Realiza-se o desgaste mínimo, menor que um milímetro entre alguns dentes. Com isso, chega-se a obter a área de até um terço de um dente”, descreve o odontologista. Em relação à extração, a técnica agiliza o tratamento e, obviamente, é menos traumática – mas não atende a 100% dos casos.
Para o batalhão de meninas que seguem as tendências da última hora, Dr. Wells aconselha: “Padrões externos de beleza podem ser muito arriscados. É necessário buscar a harmonia facial, o que se faz através da avaliação de cada caso. A ortopedia facial e a ortodontia podem colabora sobremaneira, de maneira técnica e responsável”.
Fonte: Viaje Curitiba Clipping do Dia: 09/02/2011
e-mail: duoodonto@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.