Para que uma pessoa goze de boa saúde geral é fundamental que ela mantenha dentes e gengivas saudáveis. Para um atleta profissional, a saúde bucal poderá assumir contornos decisivos no seu condicionamento, rendimento e recuperação. A diminuição do estado clínico provocada por doenças orais manifesta-se também nos atletas amadores.
Você que treina, frequenta uma academia ou pratica atividades físicas, deve submeter-se a uma avaliação odontológica e acompanhamento profissional. Uma visita ao Dentista poderá melhorar o seu desempenho e a sua qualidade de vida.
Veja no quadro abaixo exemplos de comprometimento causado pelas doenças bucais mais freqüentes:
DOENÇA RENDIMENTO FÍSICO
Inflamação Gengival | MENOS 10% |
Abcesso Dental | MENOS 17% |
Respiração Bucal | MENOS 21% |
Quando uma pessoa tem algum problema na boca ela leva até duas vezes mais tempo para se recuperar, pois o sistema de defesa do organismo ficará dividido entre a doença da boca e a lesão física.
CONSEQÜÊNCIAS DAS DOENÇAS BUCAIS
- Perda do desempenho e, consequentemente, do rendimento
- Maior predisposição para contrair lesões físicas
- Dificuldade agravada para a recuperação de lesões físicas
- Diminuição da capacidade aeróbica
- Estafa e fadiga precoce
- Subaproveitamento dos alimentos ingeridos
- Queda da auto-estima
A boca é uma engrenagem e com a ausência de um ou mais dentes ela não vai funcionar direito. Além das dificuldades estéticas, de mastigação e digestão, isto poderá gerar problemas na ATM (articulação têmporo-mandibular), dores de cabeça e nas costas. A perda precoce dos dentes ou seu mau posicionamento poderão acarretar deficiência no desenvolvimento dos maxilares, respiração pela boca e outros problemas.
O dente pode matar - Além de debilitar o organismo, dentes acometidos por cárie ou gengivas inflamadas podem causar problemas no estômago, rins e intestino, diminuindo consideravelmente a resistência da pessoa.
O descuido com os dentes e a gengiva podem levar a doenças sérias, como a endocardite bacteriana. A endocardite é uma gravíssima infecção causada por bactérias que, circulando pela corrente sanguínea, podem se alojar nas válvulas do coração. Estima-se que 40% das endocardites têm origem em focos orais. Dentes cariados, abcessos e inflamações gengivais funcionam como porta de entrada para estas bactérias.
Pessoas com Periodontite (inflamação gengival grave) apresentam risco aumentado de enfarte do miocárdio e doenças cardiovasculares. Para mulheres grávidas, a doença apresenta um risco maior de terem bebês prematuros com baixo peso no nascimento.
COMO PREVENIR
Uma boa saúde oral exige hábitos saudáveis e cuidados diários. Cada pessoa tem uma susceptibilidade própria, uma maior ou menor resistência a estas doenças. O diagnóstico é fundamentado no risco à doença e o tratamento centrado no equilíbrio dos factores determinantes da doença:
- O controle da placa bacteriana a partir de uma higiene adequada;
- O controle da dieta alimentar e os cuidados na ingestão do açúcar;
- A utilização rotineira do flúor;
- A consulta periódica com Dentista (em média, de 6 em 6 meses).
Protectores Bucais – Algumas modalidades como o boxe e as lutas marciais, rúgbi ou hóquei, poderão provocar com maior freqüência traumatismos nos dentes, maxilares ou na ATM. Para prevenir tais situações, existem diferentes tipos de protetores bucais. O uso de tais dispositivos é recomendado, uma vez que os traumatismos resultantes da prática de desporto são a terceira causa de atendimento hospitalar de traumas da face.
Vale o dito popular: “A saúde começa pela boca”. E nunca é demais lembrar: escove os dentes após as refeições, use o fio dental, faça uma alimentação equilibrada e visite regularmente o seu dentista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.