O corpo de um homem adulto contém cerca de 1,5 quilo de cálcio. Cerca de 99% desse cálcio estão contidos nos ossos e são responsáveis pela estabilidade. Uma dieta rica em cálcio é, portanto, fator importante para a prevenção da osteoporose masculina.
Alguns hábitos permitem fornecimento adequado de cálcio para prevenção da osteoporose: leite e laticínios (particularmente o queijo duro), que são boas fontes; comer regularmente verduras ricas em cálcio (erva-doce, couve-flor, brócolis) e frutas; beber água mineral rica em cálcio; ingerir espaçadamente, todo dia, vários alimentos ricos em cálcio, o que melhora a absorção desse agente no trato intestinal; comer refeições leves e ricas em cálcio antes de dormir – por exemplo, consumir um iogurte com pouca gordura em vez de salgados ou biscoitos reduz o processo degenerativo dos ossos à noite; tomar café com moderação – beber mais de quatro xícaras diárias aumenta a excreção de cálcio pelos rins; conseguir (consumir?) vitamina K, encontrada nas verduras frondosas, no leite e produtos lácteos, na carne vermelha, nos grãos e frutas.
Somente uma dieta rica em cálcio é suficiente para prevenir a osteoporose masculina? A resposta é não. Essa dieta é fundamental, mas também é preciso realizar exercícios ao ar livre sempre que possível. Os exercícios, de modo geral, estimulam a formação do osso. Em ambientes abertos, o organismo absorve a luz do sol, que estimula a produção de vitamina D, indispensável à absorção do cálcio nos ossos e à prevenção da osteoporose masculina. Também a testosterona ajuda na incorporação de cálcio aos ossos, contribuindo assim para a prevenção da osteoporose no homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós, deixe-o por favor. Obrigado.